Quem somos
Somos uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) administrado pela Sociedade de São Vicente de Paulo. Cuidamos diariamente, 24h por dia, de 150 idosos no município de Caeté/MG. Nosso compromisso é proteger e zelar pelas vidas dos idosos em situação de vulnerabilidade social, visando o prolongamento da vida.
O Lar dos Idosos de Caeté graças ao empenho de tantas pessoas tem aprimorado seu trabalho por isso desde 2017 está em processo de unificação da administração e diretoria das duas unidades, atualmente, está constituído como Matriz e filial. Isto contribui com a redução de custos e ampliação da captação de recursos.

Lar Padre Vicente Cornélio Borges

Bairro José Brandão
Com o crescimento de Caeté e a implantação da Cia Ferro Brasileiro no bairro José Brandão, ou Gorceix como era conhecida a região, fundou-se em 21 de julho de 1957 a Vila Vicentina de José Brandão. Os trabalhos foram liderados pelo Padre Vicente Cornélio Borges que havia sido designado pelo Arquidiocese para assumir a Paróquia de São Francisco de Assis, no novo bairro que está sendo construído na cidade pela Cia.
O terreno foi cedido em comodato ao Conselho Vicentino São Francisco de Assis para edificação do que mais tarde seria a Vila Vicentina Padre Vicente Cornélio Borges com o patrocínio da Cia Ferro Brasileiro e voluntários vicentinos.
Assim no ano 2000 tornou-se a Lar dos Idosos Padre Vicente Cornélio Borges, obra unida da SSVP, em seguimento a Regra da SSVP, constituído personalidade jurídica. Está localizado na Rua João Belarmino Ferreira Silva, 100 A, José Brandão, Caeté-MG.
Possui capacidade para atendimento de 39 pessoas idosas, sendo 17 mulheres e 22 homens. Inúmeras adaptações foram realizadas na infraestrutura da entidade para adequar-se às exigências legais e possibilitando a ampliação da capacidade de acolhimento e atendimento dos idosos.
Desde 2017 está sendo incorporado pelo Lar dos Idosos Padre João de Oliveira Lima, por isso em 2019 constituiu-se juridicamente como filial (16.747.537/0002-30), mantendo o antigo CNPJ ativo (21.155.585/0001-99) até a finalização completa das transferências de propriedade e bens.
Lar Padre João de Oliveira Lima

Bairro Centro
Fundado em 13 de maio de 1938, o Lar dos Idosos Padre João de Oliveira Lima (LIPJOL) é instituição de longa permanência para idosos, filantrópica, caritativa, administrada pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) de Caeté, e atende idosos em situação de vulnerabilidade social, até mesmo sem vínculos familiares. Está sediado na Rua José Augusto Ferreira, 166, Centro.
Surgiu no ano 1938, motivados pelo empenho e atividades do Padre João de Oliveira Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, e dos vicentinos que adquiriram um terreno na Rua do Gambá, atualmente Rua José Augusto Ferreira.
A aquisição tinha finalidade específica de construir pequenos barracões para abrigar os idosos sem moradia que se encontravam em situação de abandono. Assim foi criada a Vila Vicentina Padre João de Oliveira Lima, sendo as conferências vicentinas então existentes mantenedoras.
Em 15 de abril de 1956, fundou-se o Conselho Vicentino Nossa Senhora do Bom Sucesso e com a posse da diretoria da Vila Vicentina, passou de obra especial das conferências de Caeté para obra especial do Conselho Vicentino, formalizando-se como entidade e constituindo personalidade jurídica.
Em 17 de maio de 2000, transformou-se em obra unida da Sociedade São Vicente de Paulo, conforme previsto na Regra da SSVP, sendo uma instituição caritativa com finalidade da prática caritativa de assistência social e da promoção humana objetivando o prolongamento da vida.
As instalações da instituição possuem capacidade para internação de 56 idosos (34 mulheres e 22 homens).
Desde 2017 está incorporando o Lar dos Idosos Pe. Vicente Cornélio Borges. É mantido como matriz (16.747.537/0001-50) por possuir diversos certificados e reconhecimentos públicos como o CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), utilidades públicas em todos os níveis e também reconhecimentos e parcerias com iniciativa privada.